CURIOSIDADES
A Lagarta do Pinheiro
Sabia que…
A lagarta do pinheiro chama-se processionária porque quando fazem o seu deslocamento fazem-no em fila, parecendo uma procissão?
Estas lagartas possuem oito recetáculos com cerca de 100.000 pelos urticantes e ao sentirem a aproximação de perigo, abrem esses recetáculos libertando milhares de pelos, o que aumenta a possibilidade de intoxicação da pessoa ou animal que entrar em contacto com esta espécie. Os pelos agem como agulhas, injetando as substâncias tóxicas na pele ou mucosas. As crianças e os cães são os principais afetados.
As peças de roupa que entrarem em contacto com esta espécie terão de ser lavadas em altas temperaturas (maior ou igual a 60ºC) porque a proteína dos pelos urticantes é responsável pelas alergias – que levam o nome de taumatopoína – só é desnaturada a partir destas temperaturas, ou seja, a temperatura de lavagem normalmente usada, os 30 - 40º C não serve: ao vestir a roupa assim lavada corre-se o risco de ter nova reação alérgica.
O chapim é um dos principais predadores da lagarta do pinheiro, o Chapim é um dos poucos pássaros que consegue comer a lagarta do Pinheiro. Criar condições para a instalação e reprodução da ave é uma das técnicas naturais.